Rene Sena

Terminal customizável com Hyper, torne sua experiência de linha de comando mais amigável

Você conhece algum terminal que é possível modificar suas configurações visuais de formas simples? Bom, nesse post vou lhe apresentar o Hyper, um terminal feito em Electron e que nos permite dar nosso toque pessoal.

Uma imagem da logo do terminal Hyper e suas tecnologias de criação, que são html, css e javascript.

Hey guys!! Tudo jóia com você?!

Bom pessoal, nós que sempre que estamos codando, geralmente temos preferencias em relação a ambientes que utilizamos, seja IDE, ferramentas de organização, gerenciamento de tempo e afins. Com o terminal não é diferente, mas nem todos nós, inclusive eu (risos), não gostamos do visual padrão do terminal que vem no sistema operacional, e a boa notícia é que temos alternativas para mudar essa situação e deixar o terminal mais amigável e bonito com o Hyper.

Introdução

O Hyper é um terminal feito em Electron e que utiliza as principais linguagens da web (HTML, CSS e Javascript) na sua criação, seu intuito é permitir que os usuários adeptos da linha de comando tenham uma experiência agradável e que os ajudem a ter mais produtividade. A configuração é bem simples, e nos da flexibilidade para alterar cores, fontes, fazer integrações através de plugins e o mais bacana que é open source. Ele está disponível pra Linux, Windows e MacOs, porém hoje vou mostrar a instalação no Linux, mais especificamente na distro Ubuntu. No final do post, deixarei referências para instalação dos demais sistemas.

Instalação

Primeiramente vamos acessar o site oficial do hyper https://hyper.is/ e navegar até a aba de Downloads, ao clicar no link somos direcionados para as versões disponíveis dos sistemas operacionais. Iremos escolher a opção Debian(.deb) e realizar o download.
Após a conclusão do download, abra o seu terminal e rode o comando:

sudo apt update

Isso fará com que os pacotes e dependências locais de sua de sua máquina sejam atualizados, e após a conclusão, em seu terminal rode:

sudo apt upgrade

Essa ação atualizará completamente todos os novos pacotes e dependências que foram criados e que ainda não tinham sido atualizados. Finalizamos a etapa inicial, e agora precisamos acessar a pasta de Downloads do seu computador, onde o Hyper foi baixado. Em seu terminal acesse:

cd ~ / Downloads

Dentro da pasta de Downloads, certifique-se se existe um arquivo chamado hyper_3.0.2_amd64.deb (a versão em questão está suscetível a mudanças dependendo da época acessada). A após a verificação do arquivo, iremos realizar a instalação do pacote com o comando:

sudo apt install ./hyper_3.0.2_amd64.deb

Será perguntado se você deseja continuar a instalação, digite Y

Uma pergunta se o usuário quer continuar com o processo de instalação do terminal Hyper.

E finalmente conseguimos concluir a instalação do Hyper, agora precisamos de fato verificar seu funcionamento, procure em seus aplicativos o Hyper e clique para abrir. Caso não encontre, vá em seu terminal e escreva:

Hyper

Aguarde alguns segundos e logo abrirá nosso novo terminal, abaixo o seu visual padrão.

Terminal padrão do Hyper

Configuração

Bom, agora que temos o terminal instalado, vamos realizar algumas configurações, acessando o menu hambúrguer localizado ao lado esquerdo do terminal, clique em Edit e em seguida Preferences, ou se preferir use o atalho CTRL + I. Irá abrir um arquivo .txt, com todas as definições do terminal, você pode alterar aquilo que você achar necessário, abaixo deixo algumas configurações como exemplo.

/*Dentro do objeto module.exports, altere com os seguites valores */

fontSize: 14,
fontFamily: 'monospace',
fontWeight: 'normal',
fontWeightBold: 'bold',
lineHeight: 1.2,
letterSpacing: 1,
foregroundColor: '#fff',
backgroundColor: '#121212',

Dentre as alterações, mudei a fonte, tamanho da letra, espaçamento entre a linhas, letras e background. Essas configurações são sugestões, então fique livre pra poder alterar do seu jeito. Todas as alterações que forem realizadas você deve salvar, e recarregar o terminal com CTRL + SHIFT + F5, dessa forma você garante a conclusão das alterações.

É bacana observar que existe um atributo chamado plugins e ele vem vazio por padrão, aqui irá ficar tudo aquilo que você instalar, seja um tema ou funcionalidades de terceiros. Pois bem, vou mostrar a instalação do tema Dracula e veja como é simples, abra seu terminal hyper e rode:

hyper install hyper-dracula

Após a conclusão, dê um reload no terminal apertando CTRL+SFHIT+F5, apenas realizado essa ação o tema já é aplicado, perceba que agora plugins está com preenchido.

plugins: ["hyper-dracula"]

Outra alteração bacana que podemos realizar é alterar o estilo dos controles de maximizar, minimizar e fechar. Um visual bem popular é os controles do terminal do macOs, o processo também é fácil, basta rodar:

hyper i hyper-mac-controls

Tema Dracula + Controles modificados

Terminal Hyper com as configurações de tema e controles alteradas.

Essas foram algumas configurações bem básicas perto do que da pra inserir no terminal, vou deixar um repositório com várias funcionalidades e customizações pra vocês testarem, acesse awesome-hyper. Testem e adaptem o terminal pro dia a dia de vocês, acredito que será uma experiência bem bacana.

Conclusão

O Hyper é um terminal muito dinâmico, e você consegue fazer várias integrações com ele, geralmente o pessoal gosta de instalar o ZSH, para ajudar na produtividade, e recomendo vocês darem uma conferida, pois tem muito conteúdo sobre. Sendo assim, minha experiência está sendo bem produtiva com o novo terminal, e cada dia que passa vou adaptando para o meu uso, acredito que essa seja uma das grandes vantagens de usá-lo.

Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje, e qualquer duvida, sugestão, crítica ou elogio, deixem nos comentários, não deixem de compartilhar a opinião de vocês sobre o assunto. Até a próxima!! :)

Referências

Você também pode gostar

Comentários

Copyright © 2020 Rene Sena | Feito com Gatsby ♥